Ao estudarmos a semântica nos aprofundamos no sentido e significado de palavras numa mensagem. A escolha de palavras e expressões em um texto precisa seguir alguns critérios de adequação com o perfil do leitor e o meio que será inserido. Ou seja, precisamos adequar tanto palavras como expressões para textos em diferentes mídias como: blogs, jornais, revistas entre outros. Por isso é tão importante entender o uso de parônimos, homônimos, sinônimos e antônimos
Parônimos são palavras com escrita ou pronúncia (som) parecidos, mas com significados diferentes. Veja alguns exemplos abaixo:
Mau (oposto de bom) e Mal (oposto de bem)
Viagem (substantivo) e Viajem (verbo)
Sela (arreio) e cela (cubículo)
Inflação (alta de preços) e infração (violação de alguma regra ou lei)
Ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)
Recreação (divertimento) e recriação (criar novamente)
Já os Homônimos são palavras idênticas no som (pronúncia) e/ou com a mesma escrita, mas com sentidos opostos.
Conserto (correção) e Concerto (apresentação)
Sessão (espaço de tempo); seção (departamento) e cessão (ato de ceder).
Leve (leveza – pouco peso) e leve (levar)
Morro (verbo morrer) e morro (montanha)
Rio (verbo rir) e rio (um curso de água)
Verão (do verbo ver no futuro) e verão (estação do ano)