Sinônimos e Antônimos

Sinônimos e Antônimos são palavras utilizadas na língua portuguesa para expressar vários significados e sentidos que as expressões podem ter. Isso pode aproximar ou mesmo distanciar o leitor caso não seja usada palavras adequadas para o público-alvo.

Sinônimos são palavras ou expressões que possuem grafias diferentes, porém com o mesmo significado. Ao escrever um texto, uma frase, você pode substituir palavras por sinônimos, assim seu texto não ficará repetitivo e cansativo para o leitor.

Veja abaixo alguns exemplos de sinônimos:

Rápido e depressa

Caminhar e andar

Pular e saltar

Ajudar e auxiliar

Macio e fofo

Moradia e residência

Ação e atitude

Resumindo, sinônimos são palavras diferentes, porém com o mesmo sentido ou significado. Deixo aqui uma dica que pode ajudar na hora de escrever seu texto, um dicionário de sinônimos online. Com o auxílio desta ferramenta você pode melhorar seu texto e também aumentar seu vocabulário.

Antônimos

São palavras diferentes e com sentidos contrários. Veja os exemplos:

Alto e baixo

Rápido e devagar

Grande e pequeno

Alegre e triste

Duro e mole

Amor e ódio

Limpo e sujo

Clique aqui para consultar e pesquisar várias palavras antônimas.

O uso de sinônimos e antônimos são importantes na construção de um texto para dar um sentido mais amplo ao que está sendo dito e evitar um texto repetitivo. Um texto que aborda corretamente os sentidos das palavras utilizadas também ajuda o leitor a aumentar seu vocabulário. Ao escolher sinônimos e antônimos para seu texto você também pode se aproximar do leitor, pois utilizará palavras e expressões que fazem mais sentido para seu público e combinem com o estilo do leitor.

One thought on “Sinônimos e Antônimos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top