Substantivos: aprenda de uma vez por todas!

Neste post irei explicar o conceito de substantivo e suas classificações de forma simples e prática!

Substantivo é uma Classe de Palavra que serve para nomear coisas, seres, objetos, sentimentos. Ou seja, tudo que for real ou imaginário tem um nome e é um substantivo.

Conceito de Substantivo

Agora, vamos às classificações. Os substantivos são divididos em nove grupos de acordo com suas características básicas.

Substantivo Comum: nomeiam seres de forma genérica como um todo, por exemplo: menina, pessoa, homem, professora. Já o Substantivo Próprio nomeia um ser da espécie, individualizando-o. Podem ser nomes de pessoas, de lugares, cidades, ruas, bairros, países, oceanos, planetas como nos exemplos a seguir: Maria, Gabriel, Paloma, Brasil, São Paulo, Alemanha, Marte etc.

Substantivos Coletivos indicam um grupo de seres da mesma espécie. Sempre se referem a um conjunto de coisas ou seres, por exemplo: Atlas (conjunto de mapas), álbum (conjunto de fotos), colmeia (conjunto de abelhas), cardume (conjunto de peixes).

Agora vamos estudar os Substantivos Simples e Compostos. Os simples apresentam sempre uma só palavra, ou melhor, um radical que é a parte principal de qualquer palavra, por exemplo: doce, pedra, sol. Já os Substantivos Compostos apresentam mais de um radical, são duas palavras agrupadas ou separadas por hífen para designar um objeto, coisa, ou ser como nesses exemplos: quarta-feira (dia da semana), guarda-chuva (objeto), girassol (planta), passatempo (brincadeira).

Os Substantivos Primitivos indicam a origem de uma palavra, ou seja, ela é a palavra raíz como: pedra, chuva, guerra, bruxa. Enquanto isso, os Substantivos Derivados são originados dos primitivos, sempre surgem de outra palavra como: pedreiro, chuvisco, guerrilheiros, bruxaria. Perceba que nestes exemplos, todas as palavras citadas se originaram dos substantivos primitivos indicados.

Agora, deixei para o final, as duas classificações que mais geram dúvidas nos alunos. Os substantivos concretos e abstratos. Entenda a explicação e nunca mais terá dificuldades nesse assunto!

Os substantivos concretos nomeiam seres reais ou imaginários, porém com existência própria. Por exemplo, a palavra fada, todo mundo sabe que não existem fadas e isso gera a dúvida, fada não é algo concreto, porém ela tem existência própria. Se eu te pedir para desenhar uma fada, certamente você desenhará uma menina com asas e uma varinha mágica, certo? Então apesar dela não existir, você consegue concretizar a imagem de uma fada como todas as pessoas.

Já os substantivos abstratos referem-se à sentimentos, estados, qualidades e ações. Eles necessariamente precisam de algo para existir. Veja esse exemplo: a palavra amor é abstrato, o amor precisa de algo ou alguém para existir, alguém precisa sentir, senão ele não existe. Se eu pedir pra você desenhar o amor, como seria seu desenho? Você pode desenhar um coração, uma pessoa, um animal, um objeto que significa amor pra você. Ou seja, cada pessoa tem uma concepção do que é o amor e ele sempre dependerá de alguém pra existir. Esse exemplo serve para outras palavras como tristeza, raiva, bondade, beleza. Precisa existir alguém ou alguma coisa bela pra essa palavra poder fazer sentido.

Ufa, nem foi tão difícil assim..rs

Estou disponibilizando nos links abaixo, a Teoria em PDF desse assunto e uma lista de exercícios para você treinar direitinho. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato. Será um prazer poder te ajudar!

Gostou do post?

Então deixa um comentário e compartilha com seus amigos esse conteúdo!

One thought on “Substantivos: aprenda de uma vez por todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top